GRANDES JOGADAS DE HAALAND NA CHAMPIONS LEAGUE E CAMPEONATO ALEMÃO!
Erling Braut Håland (Leeds, 21 de julho de 2000) é um futebolista norueguês nascido na Inglaterra que atua como centroavante. Atualmente joga no Borussia Dortmund. Ganhou o prêmio Golden Boy em 2020.
Inicio de carreira
Filho do ex-zagueiro e volante Alf-Inge Håland (que disputou a Copa do Mundo de 1994 e famoso por sua rivalidade com o irlandês Roy Keane nos anos 90 e 2000), Erling começou a carreira no modesto Bryne, onde seu pai também estreou profissionalmente, 10 anos antes. No time B, fez 18 gols em 14 partidas, e tal desempenho fez com que ele fosse promovido ao elenco principal aos 15 anos de idade, estreando no dia 12 de maio do mesmo ano, 2016, contra o Ranheim, pela Segunda Divisão Norueguesa. Ele, que esteve próximo de assinar com o Hoffenheim, continuou no Bryne para o restante da temporada, jogando por 16 vezes.
No dia 19 de agosto de 2018, o Red Bull Salzburg anunciou a contratação de Håland, que foi integrado ao elenco principal no dia 1 janeiro de 2019. O vínculo do atacante com o clube austríaco era de 5 anos. Já no dia 19 de julho de 2019, Håland marcou seu primeiro hat-trick para o clube em uma vitória pela Copa da Áustria por 7 a 1 contra o SC-ESV Parndorf, e em 10 de agosto com seu primeiro hat-trick na Bundesliga Austríaca em uma vitória por 5 a 2 contra o Wolfsberger. Håland marcou seu terceiro hat-trick pelo Red Bull Salzburg no dia 14 de setembro, em uma vitória por 7 a 2 sobre o TSV Hartberg. Três dias depois ele conseguiu mais um na sua estreia na Liga dos Campeões contra o Genk, em uma vitória por 6 a 2.
Håland tornou-se o segundo mais jovem na história da Liga dos Campeões a marcar em cada uma de suas três primeiras participações na competição, depois de Karim Benzema, com um gol contra o Liverpool e dois contra o Napoli. Dessa forma, ele também se tornou o primeiro jogador a marcar seis gols em seus três primeiros jogos na Liga dos Campeões. Mais tarde, ele marcou um gol contra o Napoli, para ser o jogador mais jovem a marcar em quatro jogos consecutivos e o quarto jogador a conseguir esse feito, seguindo Alessandro Del Piero e Diego Costa. No dia 27 de novembro ele marcou outro gol contra o Genk, balançando as redes em cinco partidas consecutivas da Champions e igualando um recorde de Alessandro Del Piero, Serhiy Rebrov, Neymar, Cristiano Ronaldo e Robert Lewandowski.
No dia 29 de dezembro de 2019, foi anunciado como novo reforço do Borussia Dortmund em um contrato válido até 2024.
Håland estreou no dia 18 de janeiro de 2020, contra o Augsburg, pela Bundesliga, entrando no segundo tempo e marcando um hat-trick em apenas vinte minutos na vitória por 5 a 3. Na rodada seguinte, no dia 24 de janeiro, Håland entrou na segunda etapa novamente e marcou mais dois gols na goleada por 5 a 1 contra o Colônia. Na sua terceira partida pelo Borussia Dortmund, a primeira como titular, confirmou de vez a grande fase ao marcar dois gols na vitoria por 5 a 0 diante do Union Berlin. Com isso ele foi o primeiro jogador na história da Bundesliga a marcar sete gols nas três primeiras atuações.
No dia 18 de fevereiro foi titular e disputou seu primeiro jogo pela Liga dos Campeões com a camisa do Dortmund, marcando dois gols contra o PSG, pela partida de ida das oitavas-de-final. Tornou-se assim, com dez gols, um dos artilheiros da competição ao lado de Robert Lewandowski.
Fonte: Wikipédia
0 comentários:
Postar um comentário